terça-feira, 25 de julho de 2017

"Nevoeiro em Agosto" de Robert Domes [Divulgação]

Título Original: Nebel im August - Die Lebensgeschichte des Ernst Lossa
Autor: Robert Domes
Edição: 2017
Editora: Nuvem de Tinta
Páginas: 336
PVP: 17,50€




QUEM PODE DETERMINAR O VALOR DE UMA VIDA?





Sinopse:

Na Alemanha nazi de 1933, um menino de 4 anos, de etnia cigana, é separado da sua família nómada e enviado para um orfanato. Após anos a saltar de instituição em instituição, amputado da convivência com a família e do afeto dos pais e obrigado a sobreviver sozinho, sem qualquer apoio, o comportamento de Ernest é considerado incorrigível e o rapaz, já com 12 anos, é enviado para um hospital psiquiátrico. Aí descobrirá, pela primeira vez na sua vida, a amizade e o amor. Mas é também esse o momento em que começa a desconfiar do que realmente acontece naquele hospital. Pacientes que, como ele, estão de perfeita saúde física e mental, têm estranhos e repentinos encontros com doenças misteriosas... ou desaparecem.

Contada através da perspetiva do jovem Ernest, esta é a história trágica, mas verdadeira, da sua breve vida e da sua luta pela verdade e pela liberdade. Um relato de coragem e amizade no cenário desesperante de guerra e ódio que varreu a Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Sobre o autor:

ROBERT DOMES nasceu a 27 de outubro na Baviera, Alemanha. Estudou Ciências Políticas e Ciências da Comunicação em Munique e trabalhou vários anos como editor do jornal Allgäuer Zeitung. Jornalista e escritor independente, foi em 2002 que deparou, pela primeira vez, com a história de Ernst Lossa, um rapaz de etnia cigana vítima dos crimes eugenistas do regime nazi em 1944. Ao longo de cinco anos, Robert Domes analisou todos os documentos a que teve acesso e investigou todas as informações sobre este caso - e o resultado foi este romance baseado na história verídica de um menino que, apesar de perfeitamente são, foi, por não se enquadrar no perfil ariano, uma das 200 000 pessoas alvo de eutanásia através de injeção letal.
Nevoeiro em Agosto, publicado originalmente em 2008 na Alemanha, vendeu mais de 30 000 exemplares, foi distinguido com vários prémios literários e adaptado para o grande ecrã, em 2015, pelo realizador Kai Wessel.

Sem comentários:

Enviar um comentário