quinta-feira, 27 de julho de 2017

O Problema Final * O Paciente Internado * O Enigma de Reigate * O Corcunda (Memórias de Sherlock Holmes I) de Sir Arthur Conan Doyle [Opinião]


Este segundo volume da Coleção Sherlock Holmes inicia as Memórias do famoso detetive e apresenta 4 contos:

O Problema Final - Retrata a disputa entre o professor Moriarty e Sherlock Holmes. Moriarty é um professor com uma excelente capacidade matemática mas que possui também tendências criminosas. Tornou-se o principal inimigo de Sherlock. Neste conto, Watson descreve-nos o que realmente se passou entre os dois.
Um conto interessante, mas que revela um acontecimento importante e não faz sentido que tenha sido colocado num dos primeiros volumes da coleção.

O Paciente Internado - Neste conto, um médico pede ajuda a Sherlock, procurando conselho sobre umas circunstâncias singulares que têm ocorrido na residência onde pratica medicina. Tudo se torna mais interessante quando um dos seus pacientes se suicida.
Uma história agradável, onde está bem evidente a capacidade dedutiva do detetive.

O Enigma de Reigate - Sherlock está a convalescer de uma doença e Watson decide levá-lo para o campo, para uma casa perto de Reigate, de forma a poder descansar. Contudo, uns estranhos assaltos que afetam a região vão despertar a atenção do detetive, que não descansa até desvendar o mistério.
Foi o meu conto preferido dos quatro devido à forma como o detetive analisa as pistas que tem à sua disposição.

O Corcunda - No último conto deste livro, Sherlock Holmes vai desvendar a estranha morte de um coronel, em circunstâncias estranhas. O que se terá passado naquela noite?
Um conto interessante devido às deduções do detetive, mas que acaba por não ficar na memória.

No geral, foi uma leitura agradável, que ajuda a passar o tempo e que nos cativa pela inteligência do detetive, embora os enredos dos contos careçam de mais desenvolvimento.

Classificação: 3/5 estrelas

2 comentários:

  1. Acreditas que nunca li nenhuma das histórias do Sherlock Holmes? :o tenho que tratar disso...

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás sempre a tempo; eu própria também só comecei agora. :)

      Beijinhos

      Eliminar